nossos projetos

Projeto Capacitar Allog

O Projeto Capacitar, possibilitado pelo convênio com a empresa Allog Group, qualifica jovens de 14 a 17 anos para o mundo do trabalho. Seu diferencial é ter aulas de inglês e um desenvolvimento totalmente conectado com o grupo. Os participantes passam por uma mentoria com colaboradores da empresa, o que permite uma visão muito mais próxima do mundo profissional e suas possibilidades.

Em 2024 acontece a 4ª edição do Projeto Capacitar! Este ano o projeto atende 80 jovens e adolescentes no município de Itajaí, e as aulas ocorrem no período matutino na Univali.

Projeto Liderança 21 MAPFRE

Desde 2018 o Instituto Crescer mantém uma cooperação internacional de sucesso com a Fundación MAPFRE. O Projeto Lideranças 21 trabalha comunicação, ética e cidadania, tecnologias e desenvolvimento pessoal e empregabilidade por meio de práticas e vivências fundamentais para inclusão no mundo do trabalho.

Além disso, dentro do projeto, são desenvolvidas ações solidárias. Em 2023, os jovens organizaram o III Torneio de Vôlei Solidário do Instituto Crescer que arrecadou itens para três instituições de Itajaí.

O Projeto Lideranças XXI (2023-2024) é a 6ª edição do projeto, e atende 60 jovens e adolescentes do município de Itajaí, no períod vespertino nas dependências da Univali.

Projeto Emabarca Aí

Com o objetivo de preparar jovens de Navegantes para inclusão no mundo de trabalho com foco no segmento portuário e logístico, o Instituto Portonave e o Instituto Crescer promovem a primeira edição do Projeto Embarca Aí, programa destinado aos estudantes do segundo ano do ensino médio, de 16 a 18 anos, de Navegantes. São 80 vagas no período vespertino no contraturno escolar, com aulas de segunda a sexta-feira entre os mesmes de abril e setembro de 2024.

Com o olhar cada vez mais atento às práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, em inglês) e alinhada aos pilares de Pessoas a Bordo, Soluções Inteligentes e Legado Duradouro, a Portonave apoia e realiza ações e programas com propósito de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Programa Embarca Aí irá promover os ODS 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Digno e Crescimento Econômico), 10 (Reduzir as Desigualdades), 11 (Cidade e Comunidades Sustentáveis) e 17 (Parcerias para Implementação dos Objetivos).

Projeto Certifica + EQI

A empresa EQI Investimentos se uniu ao Instituto Crescer para promover a Qualificação de Jovens no Estado de Santa Catarina. São 40 agas para jovens com idade entre 20 e 28 anos, acadêmicos dos cursos de Administração, Cicências Contábeis, Engenharias, Economia ou áreas afins, para formação na área de Assessoria de Investimentos e para Certificação CPA20.

O curso acontece no periodo vespertino na Univali entre os meses de abril e julho de 2024. 

Projetos em parceria com o Município de Itajaí

O poder público também exerce um papel fundamental na formação de centenas de jovens anualmente. O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Promoção da Cidadania, participa ativamente dos programas de qualificação profissional.

As aulas dos projetos ocorrem de segunda a sexta, com um dia de aula on-line por semana, e conta com uma matriz curricular completa que prepara os jovens para o mundo do trabalho!

No ano de 2024 esta parceria atende 180 jovens com idade entre 14 e 17 anos incompletos, residentes do município de Itajaí.

Os encontros presenciais acontecem nos seguintes endereços: Associação de Moradores do bairro Cordeiros; Centro de Esportes Unificados – CEU das Artes; Escola Monsenhor Vendelino Hobold e empresa Vitalmar.