Quem somos

Instituto Crescer - Movimento Cidadania e Juventude

Organização sem fins lucrativos com sede na cidade de Itajaí-SC. Legalmente constituída em 07/04/2003, seu surgimento foi motivado pela situação em que se encontravam os adolescentes (na faixa etária dos 16 a 18 anos) no município de Itajaí nessa época. Em 2002, o município contava com uma população aproximada de 12.500 adolescentes, estudantes de escolas públicas, com uma parcela de 75% dos mesmos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A maioria desses adolescentes era oriunda de famílias cuja renda per capita não atingia meio salário mínimo. Sendo desemprego uma das facetas mais perversas da negação da cidadania, a qualificação e a empregabilidade desses jovens se apresentava como uma das principais ações para que aquela realidade se modificasse.

Desde então, o Instituto Crescer vem desenvolvendo projetos com foco na qualificação de adolescentes e jovens de Itajaí em situação de vulnerabilidade social, apoiando-se na Lei da Aprendizagem para colocá-los no mercado de trabalho como Jovens Aprendizes.

Em 2006 foi criado o Projeto Crescer – Cidadania, Ética e Responsabilidade. Seu objetivo é a capacitação, na área administrativa e de vendas, de adolescentes de baixa renda, em situação de vulnerabilidade e matriculados no Ensino Médio nas escolas públicas de Itajaí. O processo culmina com a inserção do aluno no mercado de trabalho e o consequente aumento da renda per capita familiar. Uma série de empresas são parceiras do Instituto Crescer para absorver esses adolescentes em seus quadros como Jovens Aprendizes.

Outros dois projetos fazem parte do Programa: o Projeto Crescer Conversando com Adolescentes, cujo objetivo é desenvolver uma ampla campanha de conscientização e prevenção em Saúde, com foco na gravidez precoce e DST/AIDS, por meio de adolescentes multiplicadores qualificados pelo Instituto Crescer. Os multiplicadores elaboram e depois ministram oficinas nas escolas públicas de Itajaí, conversando com seus pares sobre estes assuntos (projeto vencedor do 5º Prêmio ODM Brasil - 2014); e o Projeto Jovens Acolhedores, cujo objetivo é contribuir com a humanização do atendimento nas instituições de Saúde do município de Itajaí, por meio da atuação de adolescentes qualificados pelo Instituto para realizar o acolhimento dos usuários.

O Instituto Crescer é membro do Fórum Catarinense de Aprendizagem Profissional -

FOCAP, do Fórum da Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Estado de Santa Catarina- FETI/SC, é certificado pelo Movimento Nós Podemos – SC e é membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí - COMDICA.

O Instituto Crescer é membro no Fórum da Aprendizagem, no Fórum da Erradicação do Trabalho Infantil de Santa Catarina, é certificado pelo Movimento Nós Podemos – SC e é membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí - COMDICA

Equipe

Diretoria

Olga Zanella

Presidente

Otávio Luiz Costa Borini

Diretor Fincanceiro

Diretoria

IMG_3771-Tratada

EQUIPE TÉCNICA

Secretária Executiva: Sandra Mara de Andrade. Assistente Social: Silvia Cristina da Silva. Psicóloga e Coordenadora do Programa Jovens Aprendizes Crescer: Giovana Cristina Rocha. Enfermeira e Coordenadora dos projetos da área de Saúde: Edna Aparecida da Rosa Stroeh . Orientadora: Camila Béla Cruz. Pedagoga: Dayse Cristine Moraes dos Reis. Assessora para projetos: Claúdia Beatriz Batschauer da Cruz. Auxiliar administrativo: Daiane Vanin Carboni.

CONSELHO FISCAL

Eduardo Alexandre dos Santos.
Fábio da Veiga.
Samuel de Miranda Heusi.

ARTICULADOR

Dario Vitali.